Hackacoop: O hackathon para cooperativas

GPjr e Sistema OCDF realizam semana de webinários para empresas cooperativistas

Hackacoop é um evento que promoveu maratonas de trabalho e criações de soluções para empresas que buscam um melhor desenvolvimento interno. Realizado do dia 5 a 16 de julho, o evento estimulou em 10 dias o aumento da intercooperação entre cooperativas e cooperadoras, o crescimento do número de pessoas envolvidas com o cooperativismo e de ações e projetos realizados entre eles. Além do incentivo à liderança dentro da equipe para gerar um maior aprendizado.

A programação dividida entre mentoria, apresentações e divulgação de resultados contou com times de cooperativas exclusivas do Distrito Federal e das Unidades do SESCOOP. Na fase de mentoria, o Hackacoop conteve seis webinários: Abertura, Prospecção, Ideação, Aplicação, Pitches e a Premiação. Os três primeiros colocados ganharam prêmios de R$1.500,00 à R$5.000,00, sendo que todos os times receberam certificados de participação. Além dos prêmios e dos certificados, todos os participantes também ganharam brindes pela inscrição como camisetas, bloco de anotações, canetas, sacolas, canecas, entre outros. 

A partir das divisões, os encontros online tiveram na Abertura a contextualização do evento e da imagem do cooperativismo, enquanto na Prospecção houve o aprendizado sobre como analisar e resolver um problema. Telma Coelho, do CECOOPES, foi a ministrante de um dos momentos e comentou que: “Um dos princípios básicos de identificar problemas é corrigir e tratar as causas raiz, e não apenas os sintomas. Porém, não podemos subestimar a importância de tratar os sintomas para proporcionar alívio imediato”. Telma também disse que “muitas vezes só fazemos análise de causa raiz de problemas que tivemos, mas também é muito importante fazer análise de causa raiz dos casos de sucesso”. 

Na Ideação, foi o momento de mostrar como elaborar uma solução e colocar em prática as lições da Prospecção no formato online, ministrado por Alencar Libânio da ANATER, que disse: “Devemos tentar entender que tipo de necessidade devemos atender em nosso público e tentar empatizar com eles e posteriormente validar, mas por meio de uma conversa, não uma entrevista”. Já na Aplicação, ocorreram os testes das soluções com Kamila Camilo da IMPACT BEYOND, e ela explicou que: “Todo projeto que fazemos é sujeito a um mini-produto viável. Muitas vezes somos muito apaixonados pela nossa solução mas, na verdade, precisamos ser apaixonados pelo problema e como resolvê-los, e não pelas nossas ideias”. Kamila ainda disse que “a ideia do MVP é testar rápido, testar barato e melhorar mais rápido ainda. Quando escutamos os usuários, as adaptações das nossas soluções se tornam mais cirúrgicas”. E complementou: “Ninguém dá feedback sobre o que não se importa. Então se importe com as pessoas”. 

Na fase dos Pitches, ocorreu a apresentação de cada time e na Premiação, além da própria entrega dos prêmios e divulgação dos vencedores, houve também os depoimentos e experiências daqueles que participaram do processo do Hackacoop. Todas as informações dos webinários foram divulgadas pelos canais oficiais do evento, assim como as três equipes vencedoras: SESCOOP/RS, que ficou em primeiro lugar, SICOOB Credijusta, em segundo e, em terceiro lugar, a Rede Alternativa. 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *